In Between Gaia
A escolha programática é inspirada na ideia de memória e de consciência da nossa condição humana sobre a qual tenho desenvolvido o meu trabalho na área da performance e da dança, usando como meios de expressão a dança, o vídeo, a fotografia e a escrita..
A proposta que apresento para o Fórum Gaia Todo um Mundo é baseada na noção de que as ruas de uma cidade contêm, até nos mais recônditos lugares, a essência da sua comunidade. Pretende-se através do trabalho de pesquisa desenvolvido em conjunto com a comunidade da zona histórica de V.N. de Gaia, nomeadamente a comunidade feminina da Tuna Musical de Santa Marinha, encontrar as memórias que nos permitam criar uma identidade.
Ficha Artística
Programação, Conceito, direcção artística e de produção
Mariana Amorim
Produção executiva
Francisca Almeida
Produção
Esquiva Companhia de Dança
Apoio
Fórum Internacional de Gaia/Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia
Lava-a-Roupa
“...quando os pequenos e as águas do mar estavam frias, eu fazia uma rodinha com eles e cantava: ó João tintim, ó João Tintão…” Alcina D’Freitas.
Inspirada nas memórias das participantes, a performance Lava a Roupa tenta encontrar uma das identidades da comunidade da zona histórica de V.N. de Gaia.
As participantes na pesquisa pertencem à Tuna Musical de Santa Marinha, são na sua maioria marchantes, o que lhes dá um sentido rítmico e de espaço único.
Além da recolha das memórias, a partilha das histórias e das caminhadas noturnas pelas ruelas da zona histórica encontramos uma gestualidade comum que emergiu durante os nossos encontros.
A performance acontece entre a Rua do Pinhal, nas varandas da Rua Cândido dos Reis, nas Escadas/Fonte e na Rua Guilherme Gomes Fernandes.
Ficha Artística
Direcção, Coreografia, Textos em colaboração com as intérpretes
Mariana Amorim
Assistência
Claudia Eiras
Interpretação
Alcina D’ Freitas; Anita; Becas; Cândida Silva; Ceci; Faty; Linda Costa
Composição musical e interpretação
Carlos Raposo
Letra da Música
Carlos Raposo e Mariana Amorim
Impressão
Ofi Atalaia
Estendais
Uma das leituras que podemos fazer sobre uma cidade é se tem ou não estendais visíveis nas suas janelas e o conteúdo dos mesmos. De repente temos uma imagem que nos permite entrar nas vidas alheias.
Da pesquisa desenvolvida com a comunidade feminina da Tuna Musical de Santa Marinha foram produzidos textos que acompanharão todo o percurso performático.
Estarão também disponíveis dispositivos criativos, acionados inicialmente por dois performers, Flávio Rodrigues e Cláudia Eiras, que permitirão ao público criar a sua própria performance.
Ficha Artística
Estrutura
Mariana Amorim
Intervenção performática
Flávio Rodrigues e Cláudia Eiras
Infiltrações
Para o espaço das abóbadas da Sogrape está reservado um vídeo-concerto com a intervenção de diferentes músicos sobre o vídeo que estará a ser projectado. O vídeo foi desenvolvido com a colaboração da artista Isabel Costa e o seu conteúdo teve como princípio a pesquisa desenvolvida com a comunidade feminina da Tuna Musical de Santa Marinha para a performance Lava-a-Roupa. Foram convidados para tocar ao vivo e a contracenar com a instalação de video a performer Eduarda Andresen, o pianista Domingos Alves e os musicos de jazz António Pedro Neves (AP) e Miguel Ramos.
Ficha Artística
Direcção
Mariana Amorim
Colaboração e edição de vídeo
Isabel Costa
Músicos
António Pedro Neves (Ap) e Miguel Ramos, Eduarda Andresen, Domingos Alves