Base_Vermelho.png

Tommy Luther

Sabias que?

O Tommy é licenciado em Teatro pela LAMDA -London Academy of Music and DramaticArt em Londres. Como ator tem trabalhado no Royal National Theatre, Glyndebourne,Royal Albert Hall, New London Theatre, Edinburgh Fringe, Festival d’Aix en Provence,Dutch National Opera, Canadian Opera Company, Lyric Opera Chicago, ChichesterFestival, Casa da Música e TED talks (Long Beach 2011). Foi o ator original no papel deJoey para esta peça, produção que ganhou mais de 25 prémios e foi vista por mais de 7milhões de pessoas com produções em Toronto, Nova Iorque, e várias digressões, nomeadamente, EUA, Inglaterra, África do Sul, Australia, Holanda, Berlim e China. Sendoa peça com mais sucesso na história do teatro nacional do Reino Unido. 

 

Como encenador de marionetas para a Handspring Puppet Company e o National Theatreencenou cinco produções diferentes de “War Horse” em Londres, no Canadá, na África doSul e na China e a produção do (NT Live) que esteve em cinemas por todo mundo. Criouo movimento e marionetas para os daemons e ursos polares no filme “A BússolaDourada” (The Golden Compass).

 

Em 2019 encenou as marionetas (elefantes de tamanho verdadeiro manipulado por quatro pessoas) no circo “Circus 1903” (produzido por Cirque du Soleil) com tour em Inglaterra, a concluir no Royal Festival Hall, na Arábia Saudita e no Kuwait.

Estreou internacionalmente nas óperas “ Il Barbiere di Siviglia”, “Ariodante”, “DieZauberflaute” e “A Dog’s Heart”. 

Em Portugal foi encenador das peças de teatro “A Fonte” (Anymamundy e Boca de Cão), “Leonor e o Pequeno Circo” (Boca de Cão) “I-Human” (Anymamundy), ator no“Inquietação com as voltas do mundo” (Esquiva), “Os Transportadores” (Radar 360),Marionetista, escritor, e desenhador de marionetas nas peças “A Grande Viagem”,“Blossom” (Dia internacional da Criança) para a Casa da Música.

Tommy_Foto.png