Encontros Magriços
As actividades dos Encontros Magriços são fundamentalmente elaboradas com foco na comunidade artística promovendo o seu encontro e consequente espaço de diálogo, discussão e reflexão sobre práticas e pesquisas diversas na dança contemporânea e outras expressões artísticas, documentadas e editadas de forma a incrementar um arquivo de pensamentos e práticas.
No âmbito do projeto Encontros Magriços, os artistas António Neves (Ap), Daniel Pinheiro, Domingos Alves, Mafalda Deville, Mariana Amorim e Tommy Luther foram convidados a mergulhar no universo das artes performativas e a discutir os seus métodos, as suas preocupações e dúvidas, as inquietudes desde a criação de um objecto artístico à construção de públicos, passando pelos dispositivos alternativos à apresentação ao vivo, e ainda dos papéis dos vários intervenientes das áreas culturais.
Destes encontros salientam-se os momentos abertos à comunidade em que os convidados se juntam em pares para expor, discutir e partilhar as suas práticas.
Workshops
O primeiro de três encontros realiza-se com o AP Neves e o Domingos Alves no comando. O mote será "o som no movimento". Com este trabalho de investigação/reflexão teórico-prática ambos pretendem, tendo como base a sua experiência artística individual como criadores e performers e referências exteriores, lançar um olhar crítico sobre o processo Som e movimento na performance. De que forma estes se interligam e se complementam, que conceitos, práticas/métodos estão presentes no processo da criação artística.
Para isso considera-se pertinente abordar os seguintes tópicos:
-
ultrapassar barreiras de linguagem e comunicação: criar pontes para uma linguagem comum entre formas artísticas, tendo em conta o processo “música para movimento” e/ou “movimento para música”, a equipa/colaboradores como elementos que influenciam o objecto artístico, a discussão do conceito, a partilha de referências;
-
a linguagem musical tendo em conta os seus recursos (tempo, dinâmica, timbre, estrutura/forma, improvisação vs notação, etc);
-
mudança constante como dado adquirido, a música em acção reflexão: a função do som, manipulação da atenção, experiência emocional do público;
-
exemplos de processo criativo (individual, em conjunto, improvisação coletiva, improvisação fragmentada, criação baseada em exemplos, etc).
Para ilustrar um exemplo de processo criativo convidamos bailarino/as a juntar se aos músicos para fazermos uma improvisação em conjunto em que a música reage ao movimento e vice versa tentando explorar várias possibilidades para posterior análise e discussão.
Hora 10h-13h
Limite 20 inscrições
Local Associação Recreativa Luz e Vida (R. Dr. Albino Montenegro 282, 4420-428 Valbom)
O workshop é gratuito.
Dia 19 de Março - Daniel Pinheiro e Tommy Luther
"Matter in transformation"
Um workshop que cruza a manipulação e interpretação de marionetas e o recurso ao video com Daniel Pinheiro e Tommy Luther. O workshop envolve movimento (recomenda-se usar roupas de movimento). Haverá jogos, exercícios de improvisação e criação de cenas dramatúrgicas. As marionetas serão criadas no workshop de uma forma básica e simples, inspirado na disciplina Bunraku.
Na parte das marionetas o trabalho do Tommy é inspirado nas companhias com quem ele já representou como encenador: “Handspring Puppet Company”, “Significant Object” e “Royal National Theatre of Great Britain”.
O cruzamento com o vídeo através da prática de Daniel Pinheiro, cuja investigação artística se centra no recurso ao vídeo e à Internet para o desenvolvimento de objectos performativos, procura transportar a matéria criada para lugares improváveis (em tempo real e/ou filmagens prévias) e explorar possibilidades de narrativa entre os corpos e as marionetas.
Hora 10h-13h
Limite 20 inscrições
Local Associação Recreativa Luz e Vida (R. Dr. Albino Montenegro 282, 4420-428 Valbom)
O workshop é gratuito.
Dia 20 de Março - Mariana Amorim e Mafalda Deville
Entre a importância do gesto a tradução de diferentes linguagens através do corpo passando por diferentes métodos de composição dramatúrgica.
Nos encontros magriços dedicados ao corpo Mafalda Deville e Mariana Amorim propõem partilhar algumas das suas práticas enquanto performers e coreógrafas.
Hora 10h-13h
Limite 20 inscrições
Local Associação Recreativa Luz e Vida (R. Dr. Albino Montenegro 282, 4420-428 Valbom)
O workshop é gratuito.
Projecto financiado pelo programa Garantir Cultura/República Portuguesa